EXAMES REALIZADOS
Os exames que não realizamos em nossa central são enviados para laboratório de apoio.
Selecione os exames agrupados por sua letra inicial:
LETRA S
Sangue oculto nas fezes
Informação O sangue oculto nas fezes é definido como a presença de sangue nas fezes que requer testes bioquímicos para sua detecção. Pode ser derivado do trato gastrintestinal alto, bem como do intestino delgado e do cólon. É utilizado como método de triagem do carcinoma colorretal, embora apresente sensibilidade baixa, em torno de 52%. O uso de anticorpo monoclonal específico para hemoglobina humana apresenta vantagens: elimina necessidade de dieta especial, não há reação cruzada com hemoglobina de outros animais e não há efeito prozona.
Orientação Jejum: Não necessário Material: fezes recentes Informações complementares: Não ingerir carne vermelha nas 72 horas que antecedem a coleta
Orientação Jejum: Não necessário Material: fezes recentes Informações complementares: Não ingerir carne vermelha nas 72 horas que antecedem a coleta
Sarampo, anticorpos IgM e IgG
Informação O sarampo é causado por um paramixovírus. Apresenta incubação de uma a duas semanas e manifesta-se com febre, rinorréia, tosse, conjuntivite e rash cutâneo maculopapular por sete dias e sinal de Koplic. A sorologia é o método diagnóstico mais utilizado. Imunoglobulina M (IgM) é detectada dentro de 3 a 4 dias após início dos sintomas clínicos e persiste por 8 a 12 semanas. IgG é detectável dentro de 7 a 10 dias do surgimento do quadro clínico e permanece elevada por toda a vida. Após vacinação, IgM é positiva na seguinte proporção: em 2% dos vacinados na primeira semana; 61% na segunda semana; 79% na terceira semana e 60% na quarta semana. A IgM pode persistir por oito semanas após a vacinação.
Orientação Jejum: 8 horas Intervalo entre mamadas para lactentes Material: Sangue
Orientação Jejum: 8 horas Intervalo entre mamadas para lactentes Material: Sangue
SCL 70, anticorpos anti
Informação Estes anticorpos são dirigidos contra a proteína DNA topoisomerase I. Ocorrem em 75% dos pacientes com esclerose sistêmica progressiva na sua forma difusa (ESP). Podem ser encontrados em pacientes com fenômeno de Raynaud e antes do surgimento das manifestações clínicas da esclerose sistêmica.
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue
Serotonina - 5-hdroxi-triptamina
Informação A serotonina é sintetizada a partir do triptofano nas células cromafins intestinais ou em neurônios. Sua dosagem pode complementar o diagnóstico de tumores carcinóides. Sua concentração sofre interferências de alguns alimentos e drogas. A dosagem do metabólito da serotonina (ácido 5-hidroxi-indolacético) é o marcador mais sensível de tumores carcinóides. O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos conforme orientação do seu médico assistente: paracetamol, imipramina, guafesin, antidepressivos IMAO, lítio, metildopa, morfina, naproxeno e reserpina. Veja também Ácido 5-hidroxi-indolacético.
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue
SHBG - Globulina ligadora de hormônios sexuais
Informação É sintetizada no fígado e funciona como uma proteína de transporte para alguns hormônios sexuais. A maioria dos hormônios gonadais circulantes são ligados a esta proteína (testosterona, diiidrotestosterona e estrogênios). Conseqüentemente, não somente alterações na secreção desses hormônios, mas também alterações na concentração do SHBG podem conduzir a variações nos níveis circulantes dos hormônios. Encontra-se aumentada na estrogenioterapia, gestação, alcoolismo, hipogonadismo masculino, hipertireoidismo e síndrome da feminilização testicular. Encontra-se diminuída no hirsutismo, virilização, obesidade extrema e terapia ou abuso de androgênios.
Orientação Jejum: 4 horas Material: Sangue
Orientação Jejum: 4 horas Material: Sangue
Sífilis, sorologia - Treponema pallidum
Informação Na sífilis primária os testes VDRL e FTA-ABS (imunofluorescência indireta) positivam-se depois do cancro duro com sensibilidade de 85%. Na sífilis secundária a sensibilidade da sorologia é de 99%. Na sífilis terciária, o VDRL tem sensibilidade de 70% e o FTA-ABS de 98%. VDRL: teste não treponêmico, utiliza como antígeno a cardiolipina que normalmente ocorre no soro em níveis baixos e apresenta-se elevado na sífilis. O VDRL é uma reação de floculação, apresentando alta sensibilidade e baixa especificidade. Torna-se positivo duas semanas após o cancro. Falso-negativos podem ocorrer na sífilis tardia. Cerca de 1% a 40% dos resultados de VDRL são falso-positivos: idosos, portadores de doenças auto-imunes, malária, mononucleose, brucelose, hanseníase, hepatites, portadores de HIV, leptospirose, usuários de drogas, outras infecções bacterianas, vacinações e gravidez. Geralmente, falso-positivos mostram títulos de até 1:4, mas títulos maiores podem ser encontrados. Na avaliação do tratamento observa-se que na sífilis primária e secundária, os títulos caem cerca de quatro vezes em três meses, e oito vezes em seis meses, negativando-se em um a dois anos. A persistência de títulos elevados ou a não redução em quatro vezes dos títulos, após um ano de tratamento, pode indicar necessidade de novo tratamento. Resultados positivos de VDRL no líquor são encontrados em 50% a 60% dos casos de neurossífilis, com especificidade em torno de 99%. Após tratamento, entre três e seis meses, os títulos caem entre três e seis meses, podendo demorar anos para negativarem. Linfocitose e aumento das proteínas são evidências de neurossífilis ativa. Testes treponêmicos: os testes de imunofluorescência (FTA-ABS) apresentam especificidade entre 96% e 99%. Menos de 1% dos indivíduos saudáveis tem FTA-ABS positivo, porém, falso-positivos podem ocorrer em doenças auto-imunes, gravidez, hanseníase, malária, mononucleose, leptospirose e infecções por outros treponemas. Devem ser utilizados para confirmação dos resultados de VDRL. Após o tratamento, o IgG FTA-ABS pode negativar ou permanecer positivo. O IgM FTA-ABS desaparece após fase aguda, sendo útil para indicar infecção congênita. O imunoensaio enzimático (ELISA) é um teste treponêmico que tem estreita correlação com os resultados do FTA-ABS, apresentando como vantagem a maior reprodutibilidade.
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue
Sódio
Informação Soro: É o principal cátion extracelular. Os sais de sódio são os principais determinantes da osmolalidade celular. Alguns fatores regulam a homeostasia do sódio, tais como aldosterona e hormônio antidiurético. O teste é útil na avaliação dos distúrbios hidroeletrolíticos. Urina: Principais causas de aumento são o uso de diuréticos, dieta rica em sal, Secreção Inadequada de ADH e Doença de Addison. Diminuição ocorre na síndrome nefrótica, necrose tubular, dieta pobre em sódio e Síndrome de Cushing.
Orientação Jejum: Não necessário Material: Sangue
Orientação Jejum: Não necessário Material: Sangue
Streptococcus agalactiae (grupo B), cultura seletiva
Informação Em mulheres grávidas, o Streptococcus do grupo B pode causar infecção clinicamente aparente, embora, na grande maioria, leve a uma colonização assintomática. Estudos revelam que a mulher com colonização prénatal possui uma predisposição 25 vezes maior de dar a luz a uma criança que irá manifestar sepse ou meningite por Streptococcus do grupo B no período neonatal precoce. Desta maneira, o teste está indicado para toda gestante no período entre 35 e 37 semanas de gestação como teste de triagem. Esta detecção torna-se importante para a realização da antibioticoprofilaxia intra-parto, prevenindo uma possível infecção do recém-nato. O antibiograma deverá ser solicitado a parte quando houver história de alergia à penicilina.
Orientação Jejum: Não necessário Material: secreção vaginal e perianal
Orientação Jejum: Não necessário Material: secreção vaginal e perianal
Streptococcus pyogenes grupo A - Imunoteste rápido
Informação O Streptococcus pyogenes (beta-hemolítico do grupo A) difere dos demais grupos de Lancefield em virtude das características antigênicas e bioquímicas da parede celular. Embora a cultura do swab de orofaringe e amígdalas continue a ser o padrão ouro no diagnóstico, a demora intrínseca do seu resultado é um problema. Em swab de orofaringe, pode ser realizado teste rápido que detecta antígenos bacterianos, não sendo influenciado pelo uso prévio de antibióticos. Os testes rápidos que utilizam imunoensaio são mais sensíveis que os de látex. Permitem tratamento imediato, com diminuição do período de infectividade e do curso da doença. Apresentam resultados concordantes com a cultura em 93% dos casos, com sensibilidade de 88% e especificidade de 95%. Assim, na presença de teste rápido negativo, a cultura é ainda necessária para que se afaste a infecção.
Orientação Jejum: Não necessário Material: Secreção da orofaringe, nasofaringe, amigdaliana
Orientação Jejum: Não necessário Material: Secreção da orofaringe, nasofaringe, amigdaliana
Unidade de Atendimento
Santa Cruz do Sul
R. Borges de Medeiros, 357 – Centro
96810-178 / Santa Cruz do Sul / RS
R. Borges de Medeiros, 357 – Centro
96810-178 / Santa Cruz do Sul / RS
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta:
Das 7h às 12h / 13h30 às 18h
Sábado:
Das 8h às 10h
Das 7h às 12h / 13h30 às 18h
Sábado:
Das 8h às 10h
Horário de Coleta
Segunda a Sexta:
Manhã: 7h às 12h
Tarde: 13h30 às 16h30.
Sábado:
Das 8h às 10h
Manhã: 7h às 12h
Tarde: 13h30 às 16h30.
Sábado:
Das 8h às 10h
Central de Atendimento
(51) 3715.1675
(51) 99381.2286