Central de Atendimento

Fone: (51) 3715-1675

RESULTADO DE EXAMES

Acessar on-line

E-mail

contato@laboratoriohorta.com.br

   

EXAMES REALIZADOS

Os exames que não realizamos em nossa central são enviados para laboratório de apoio.

Selecione os exames agrupados por sua letra inicial:

                      
LETRA M
Magnésio
Informação Sangue: é um dos principais cátions, sendo cofator de diversas reações enzimáticas. Os sintomas clínicos surgem quando seus níveis são menores que 1,2 mg/dl ou maiores que 4,9 mg/dl. Níveis elevados são encontrados na insuficiência renal, uso de medicamentos com magnésio, Doença de Addison, desidratação e cetoacidose diabética. Cerca de 40% dos pacientes com hipocalemia têm hipomagnesemia concomitante. Níveis baixos são encontrados na má absorção, suplementação insuficiente, hipervolemia, hiperaldosteronismo, hipertireoidismo, hipoparatireoidismo, uso de digitálicos, diuréticos e cisplatina. Hemólise pode elevar os resultados de forma espúria. Urina: dosagem do magnésio na urina é utilizada para avaliação da sua perda urinária e do seu balanço. Níveis baixos na urina precedem a redução do magnésio sérico.
Orientação Jejum: Não necessário Material: Sangue, Urina, Urina de 24 horas
Metanefrinas, frações
Informação A metanefrina e a normetanefrina são metabólitos da epinefrina e normetanefrina respectivamente. Têm importância clínica no diagnóstico do feocromocitoma, paragangliomas e neuroblastomas, sendo a determinação urinária das metanefrinas e sua razão com a creatinina muito sensíveis. Suas concentrações sofrem interferências de alguns alimentos e drogas, devendo a coleta ser realizada com o mínimo de estresse emocional e físico. Os tumores podem excretar catecolaminas de forma intermitente ou, episodicamente, dentro da faixa normal. O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir medicamentos que interferem com a dosagem, conforme orientação de seu médico assistente.  Podem promover aumento: alfa-bloqueadores (fentolamina, fenoxibenzamina e prazosin); antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); anti-histamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); anti-psicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina); beta-bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol); antagonistas dos canais de cálcio (felodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil); drogas catecolamina- like (epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa); diuréticos (hidroclorotiazida, furosemida); inibidores da monoaminoxidase (fenelzine); estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina); simpaticomiméticos (salbutamol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina); vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos); outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH).  Podem promover diminuição: antihipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina); anti-psicóticos (haloperidol); agonista dopaminérgico (bromocriptina); outros (dissulfiram, metirosina, octreotida).
Orientação Jejum: Não necessário Material: Urina de 24 horas com HCL 50% (conservante) Obs: Manter a urina refrigerada
Micobactérias
Informação As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, os quais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem à descoloração causada pelas misturas de álcool-ácido usadas na identificação. A pesquisa é usada no diagnóstico das infecções causadas por micobactérias (tuberculose, hanseníase e outras formas de infecções), além de auxiliar na monitoração de pacientes em tratamento com antimicobacterianos.
Orientação Jejum: Não necessário Material: Escarro, Líquido sinovial, Fluídos corpóreos, Sangue, Urina, Esperma
Microalbuminúria
Informação É o nome dado à detecção de pequenas quantidades de proteínas na urina (30 a 300 mg/24h) que têm importância no diagnóstico e na evolução da nefropatia diabética por indicar lesão potencialmente reversível. Também utilizada para detecção de albuminúria em pacientes com pre-eclâmpsia, hipertensão e lúpus eritematoso sistêmico. Em geral, prediz em 1 a 5 anos o aparecimento de proteinúria franca. Tratamento clínico rigoroso pode retardar o aparecimento e a progressão da microalbuminúria. Excreção elevada pode ser encontrada em grávidas, após exercícios físicos, em quadros inflamatórios e infecciosos, na infecção urinária, na presença de hematúria e proteinúria postural benigna. Pode ser realizado em amostra recente (corrigido pela creatinina) e em urinas coletados em 12 ou 24 horas. Na presença de proteinúria franca, valores de microalbuminúria podem ser falsamente baixos devido à ocorrência de “efeito gancho”.
Orientação Jejum: Não necessário Material: Amostra de urina, Urina de 24 horas Obs.: Não fazer esforço físico durante a coleta e evitar excesso de ingestão de líquidos
Mitocôndria, anticorpos anti - AMA
Informação A presença de anticorpos anti-mitocôndria (AMA) é uma característica imunológica da cirrose biliar primária (CBP), uma doença colestática intra-hepática crônica, mais freqüente em mulheres entre 30 e 60 anos. Anticorpos anti-mitocôndria (AMA) estão presentes em cerca de 90% a 95% dos casos. Seus títulos não se correlacionam com a gravidade da doença, não sendo, pois, úteis para monitorização do tratamento. Não é específico para cirrose biliar primária, podendo estar presente em hepatites virais, cirrose hepática e doenças auto-imunes. Veja também Anti LKM-1, Anti-músculo liso e FAN.
Orientação Jejum: 8 horas, Intervalo mamadas para lactentes Material: Sangue
Monoteste
Informação Em pacientes com suspeita de mononucleose infecciosa (MI) ou outro quadro atribuído ao vírus Epstein-Barr, o monoteste é indicado como teste inicial. É um teste de aglutinação rápida para pesquisa anticorpos heterófilos, que apresenta sensibilidade semelhante ou ligeiramente superior à reação de Paul-Bunnell. Estes anticorpos são IgM que reagem contra antígenos da superfície de hemácias de carneiro e cavalo, mas não com células renais de cobaia. Tornam-se positivos na MI dentro de 4 semanas após a infecção, diminuem após a fase aguda, mas podem ser detectados por 6 a 12 meses. Cerca de 10% a 20% dos casos de MI podem não apresentar anticorpos heterófilos. Este fato é mais comum em crianças. Apresenta sensibilidade de 63% a 84% com especificidade de 84% a 100%. Falso-positivos para anticorpos heterófilos têm sido reportados em pacientes com linfoma, hepatite viral e doenças auto-imunes. Deve-se lembrar que a maioria dos pacientes imunodeprimidos não produz anticorpos heterófilos. Nos pacientes com suspeita de EBV, quadro hematológico sugestivo e monoteste positivo não há necessidade de determinação de anticorpos para antígenos específicos. Caso a pesquisa de anticorpos heterófilos seja negativa e ainda exista suspeita de MI, anticorpos contra antígenos específicos (anti-VCA) devem ser solicitados. Veja também Epstein-Barr anti-VCA, Reação de Paul-Bunnell-Davidsohn e PCR para Epstein-Barr.
Orientação Jejum: 8 horas, Intervalo mamadas para lactentes Material: Sangue
Mucoproteínas
Informação São glicoproteínas que apresentam como principal constituinte a alfa-1-glicoproteína ácida (AAGP) que é sintetizada nos hepatócitos. Uma vez que o ensaio para mucoproteína não apresenta boa reprodutibilidade, sofrendo influência da temperatura e do tempo de estocagem, sua determinação foi substituída com vantagens pela determinação da alfa-1-glicoproteína ácida. A AAGP é uma proteína de fase aguda. Veja também Alfa-1-glicoproteína ácida.
Orientação Jejum: 8 horas, Intervalo mamadas para lactentes Material: Sangue
Músculo liso, anticorpos anti - ASMA
Informação A detecção de anticorpos anti-músculo liso (ASMA) ocorre em 50% a 80% dos pacientes com hepatite autoimune tipo 1, enquanto anticorpos anti-mitocondria estão geralmente presentes em pacientes com cirrose biliar primária, e anticorpos anti-LKM-1 estão presentes na hepatite auto-imune tipo 2. Títulos baixos (inferiores a 1:80) podem ser observados nas hepatites virais, cirrose biliar primária (35%), cirrose criptogênica, mononucleose infecciosa, asma, neoplasias e 5% dos pacientes normais. Veja também anti LKM-1, anti-mitocôndria e FAN.
Orientação Jejum: 8 horas, Intervalo mamadas para lactentes Material: Sangue
Mycobacterium tuberculosis, anticorpos IgA
Informação O pilar diagnóstico da tuberculose é a identificação do microrganismo em secreções ou tecidos. A sorologia para o Mycobacterium tuberculosis pode ser utilizada como um importante complemento diagnóstico. A pesquisa de anticorpos contra o antígeno A60 (anti-A60) do Mycobacterium tuberculosis, por imunoensaio enzimático, pode ser realizada em soro, líquor, líquidos pleural e pericárdico. A sensibilidade do ensaio varia de acordo com a forma da tuberculose e com o material examinado. Obtemos maior poder diagnóstico quando associa-se a dosagem do IgG ao IgA anti-A60. De forma isolada, o IgG anti-A60 é superior ao IgA anti-A60 na maioria dos trabalhos publicados. Deve-se lembrar que não podemos utilizá-la como método único para diagnosticar ou afastar a tuberculose. A presença de anticorpos não indica necessariamente infecção ativa ou recente, e crianças tendem a apresentar níveis de anticorpos mais baixos.
Orientação Jejum: 8 horas, Intervalo mamadas para lactentes Material: Sangue
Mycoplasma pneumoniae, anticorpos IgG e IgM anti
Informação O Mycoplasma pneumoniae é responsável por 20% das pneumonias adquiridas na comunidade. A sorologia é útil para o diagnóstico etiológico, necessitando, entretanto, da determinação de anticorpos em duas amostras diferentes: uma colhida na fase aguda e outra na fase de convalescença. Um aumento significativo (quatro vezes) nos níveis de anticorpos é indicativo de infecção. Infecções prévias podem determinar títulos elevados, principalmente em maiores de 40 anos. A sorologia apresenta sensibilidade de 90%. Falsopositivos ocasionalmente são descritos em pacientes com outras infecções estreptocócicas, pancreatite, meningite e outros quadros de infecção aguda. Imunodeprimidos podem apresentar sorologia negativa na presença de infecção. A pesquisa de anticorpos contra o Mycoplasma pneumoniae apresenta maior sensibilidade que a pesquisa de crioaglutininas.
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue

Unidade de Atendimento

Santa Cruz do Sul
R. Borges de Medeiros, 357 – Centro
96810-178 / Santa Cruz do Sul / RS
}

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta:
Das 7h às 12h / 13h30 às 18h
Sábado:
Das 8h às 10h
   

Horário de Coleta

Segunda a Sexta:
Manhã: 7h às 12h
Tarde: 13h30 às 16h30.
Sábado:
Das 8h às 10h

Central de Atendimento

(51) 3715.1675
 (51) 99381.2286