Central de Atendimento

Fone: (51) 3715-1675

RESULTADO DE EXAMES

Acessar on-line

E-mail

contato@laboratoriohorta.com.br

   

EXAMES REALIZADOS

Os exames que não realizamos em nossa central são enviados para laboratório de apoio.

Selecione os exames agrupados por sua letra inicial:

                      
LETRA R
Renina
Informação A renina é secretada pelas células justaglomerulares adjacentes às arteríolas renais aferentes e converte o angiotensinogênio em angiotensina I. A angiotensina I é, por sua vez, convertida em angiotensina II, um peptídeo biologicamente ativo que estimula a secreção adrenocortical de aldosterona e tem uma atividade vasopressora direta. O interesse clínico em medir a renina plasmática concentra-se principalmente nos pacientes com quadro de excesso de aldosterona. Existem duas formas de hiperaldosteronismo: primário e secundário. No hiperaldosteronismo primário o excesso de aldosterona é produzido autonomamente por um adenoma ou hiperplasia adrenal. Já no hiperaldosteronismo secundário a aldosterona é produzida como uma resposta fisiológica em algumas doenças, tais como, insuficiência cardíaca, cirrose, hipertensão renovascular, Síndrome de Bartter, medicação diurética e quadro de vômitos protraídos. Interpretação da renina é difícil devido à não especificidade dos ensaios indiretos, inúmeras variáveis pré-analíticas que afetam a produção de renina (ingestão de sódio, postura e medicamentos) além da variação circadiana na produção de renina (máxima na manhã, mínima no final da tarde).
Orientação Jejum: 4 horas Material: Sangue Informações complementares: Repouso de 5 a 15 minutos.
Reserva alcalina
Informação Este teste é útil na avaliação do equilíbrio ácido-básico. Valores aumentados são encontrados na alcalose metabólica e acidose respiratória, e valores diminuídos na acidose metabólica e alcalose respiratória.
Orientação Jejum: Não necessário Material: Sangue
Reticulina, anticorpos anti
Informação Anticorpos anti-reticulina estão presentes na doença Celíaca em 40% dos pacientes adultos e 60% das crianças. Apresenta sensibilidade e especificidade inferiores aos demais anticorpos detectados na doença Celíaca. Também podem estar presentes em diabéticos, portadores de doença de Crohn, síndrome de Sjögren e na miastenia gravis. Veja também Endomísio, Gliadina e Transglutaminase.
Orientação Jejum: 8 horas Material: Sangue Intervalo entre mamadas para lactentes
Reticulócitos
Informação Os reticulócitos têm diâmetro pouco maior que o da hemácia e não têm núcleo, sendo formado por citoplasma acidófilo, no qual pode-se ver um reticulado basófilo após coloração com azul de cresil brilhante. Os reticulócitos estão presentes normalmente no sangue em torno de 0,5% a 1,5% do total de hemácias e correspondem à células recém-emitidas na circulação. A contagem de reticulócitos é útil para avaliar atividade eritropoiética, sendo importante para o diagnóstico diferencial das anemias e para acompanhar tratamento. Valores aumentados são encontrados na hiperatividade da medula óssea (reticulocitose), como por exemplo nas anemias hemolíticas. Valores diminuídos são encontrados na hipoatividade da medula óssea (reticulocitopenia), como por exemplo na aplasia medular.
Orientação Jejum: Não necessário Material: sangue
Retração do coágulo
Informação Em pacientes normais, após a coagulação completa do sangue, o coágulo começa a retrair, deslocando-se gradualmente da parede do tubo e separando-se claramente do soro. Depende do número e da função plaquetária. Sua principal indicação é como auxílio diagnóstico na Trombastenia de Glanzmann, na qual a retração é praticamente nula. Também encontra-se reduzida nas plaquetopenias graves, doença de Von Willebrand e hiperfibrinogenemia.
Orientação Jejum: Não necessário Material: Sangue
RNP, anticorpos anti
Informação O anticorpo anti-RNP é dirigido contra a fração nuclear das ribonucleoproteínas (sn-RNP). Ocorre em baixos títulos em 30% a 40% dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, lúpus discóide, AR, síndrome de Sjögren e lúpus induzido por droga. Altos títulos de RNP, na ausência de anti-Sm, são fortemente sugestivos de doença mista do tecido conjuntivo, quando ocorrem em 95% a 100% dos casos. Há uma menor prevalência de acometimento renal em pacientes com este auto-anticorpo.
Orientação Jejum: 8 horas Intervalo entre mamadas para lactentes Material: Sangue
Rotavírus, pesquisa
Informação O rotavírus humano é a principal causa de diarréia em crianças. A infecção pelo rotavírus do grupo A ocorre em todo o mundo, sendo transmitida por via fecal-oral, com período de incubação de 1 a 2 dias. Manifesta-se com vômitos, diarréia, febre e dor abdominal abrupta. A detecção rápida do rotavírus nas fezes permite o diagnóstico diferencial com outras gastroenterites agudas, evitando o uso desnecessário de antibióticos.
Orientação Jejum: Não necessário Material: fezes recentes
Rubéola, anticorpos IgM, IgG e IgG avidez
Informação Doença viral de comportamento benigno, exceto em grávidas quando a infecção aguda pode levar à síndrome da rubéola congênita. Seguem os achados sorológicos nas situações clínicas possíveis:  Infecção primária: IgM torna-se positivo 1 a 3 dias após início da doença, sendo detectável por 2 a 12 meses. Reações falso-positivas para IgM podem ocorrer em pacientes com mononucleose infecciosa, infecções por parvovírus e coxsakievírus B. A IgG torna-se positiva a partir de 3 a 4 dias de doença, permanecendo indefinidamente. IgG de baixa avidez está presente por até 3 meses, sendo a partir de então detectado IgG de alta avidez.  Reinfecção: sorologia positiva anterior à reinfecção. IgG positivo com elevação de 4 vezes ou mais no título da segunda amostra. IgM pode estar presente. IgG de alta avidez e resposta linfoproliferativa estão presentes. Não representa risco para gestantes.  Rubéola congênita: no primeiro mês de vida, cerca de 20% dos infectados têm IgM negativo. IgG materna pode estar presente por mais de 6 meses. IgG avidez não tem utilidade pois pode permanecer com baixa avidez por até 3 anos na Rubéola congênita.  Imunes e vacinados: IgG positivo. IgM negativo após 3 meses da vacinação. IgG de alta avidez presente. Índice de soroconversão com a vacina é próximo a 95%. Informações necessárias Informar se está grávida, se teve contato e se já fez este exame anteriormente.
Orientação Jejum: Recomendável jejum de 8 horas. Material: Sangue

Unidade de Atendimento

Santa Cruz do Sul
R. Borges de Medeiros, 357 – Centro
96810-178 / Santa Cruz do Sul / RS
}

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta:
Das 7h às 12h / 13h30 às 18h
Sábado:
Das 8h às 10h
   

Horário de Coleta

Segunda a Sexta:
Manhã: 7h às 12h
Tarde: 13h30 às 16h30.
Sábado:
Das 8h às 10h

Central de Atendimento

(51) 3715.1675
 (51) 99381.2286